Sunday, June 3, 2007

Relato de experiências e de boas práticas - Uso Educativo dos blogs - VI

Fica ainda a sugestão de visita a seis blogs de origem portuguesa, dedicados a áreas de interesse distintas e destinados a públicos de diferentes níveis de escolaridade:
Blog que envolve a participação conjunta de crianças do Jardim de Infância e da Educadora. Da Janela do Meu Jardim é, simultaneamente, uma estratégia pedagógica, um instrumento de formação cívico-pessoal e de desenvolvimento da autonomia e da formação pessoal e social, tendo sempre presente a componente lúdica.


Blog NetEscrita (Blog de intercâmbio e colaboração entre Escolas)
O blog dos pequenotes netescritores porque... "o que eu quero é que eles gostem de ler e de escrever!" (Emília Miranda)
URL:
http://netescrita.blogspot.com/
Blog dedicado ao projecto NetEscrita, um espaço que pretende contribuir para o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita de crianças e jovens. O blog reúne um conjunto de sugestões, textos ou ilustrações sobre autores tratados no projecto NetEscrita, além de remeter para diversos desafios de escrita colaborativa.


Magníficos (Blog de Aula)
URL:
http://magnificos06.wordpress.com
O Blog magníficos centra-se nas potencialidades pedagógicas do ambiente escolar com particular relevo para o trabalho desenvolvido em sala de aula e posteriormente nele divulgado. Com base em diversas ferramentas digitais, os alunos e professores desenvolvem um processo de aprendizagens de forma activa e os seus trabalhos são expostos segundo uma atitude de partilha e troca de experiências.


Geografismos (Blog de Professor)
URL:
http://www.geografismos.blogspot.com/
É um diário de campo para alunos de geografia. Actualmente em Évora na Secundária Severim de Faria, é um Blog dedicado à disciplina de Geografia e que funciona como canal de comunicação directa com alunos, pais e educadores.


Mediascopio (Blog Colectivo)
URL:
http://mediascopio.wordpress.com/
Trata-se de um blog que resulta do trabalho colectivo criado no âmbito do mestrado em Informação e Jornalismo da Universidade do Minho. Com início em Abril de 2002, tem desde então problematizado várias temáticas relacionadas com as Ciências da Comunicação como forma de apoio a alunos e docentes do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho.


Design e Ergonomia (Blog de Professor)
URL:
http://design-ergonomia.blogspot.com/
A novidade deste blog reside no facto de disponibilizar informações gerais de apoio à investigação dos alunos do curso de Design do IADE - Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing. Este espaço constitui um instrumento de apoio às aulas desenvolvidas no Departamento de Ergonomia e disponibiliza textos e artigos de opinião sobre o tema. Estão também
disponíveis entre outras coisas, várias ligações a blogs e sites sobre o tema em destaque, bem como links sobre artes em geral.

A terminar, mais algumas propostas da colega Fátima Correia:

Blogue da escola Sec. Campos Melo – Covilhã: Breves on-line (Blog/Jornal Escolar)
URL: http://brevescamposmelo.blogspot.com/


Blog da Escola Secundária de S. Pedro do Sul (Blog Escolar)
URL: http://www.essps.pt/ (1º lugar no Concurso de Jornais de Escola, Blogues e Sites de Escola ISLA Gaia )


Blog de Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira: O Trapalhão (Blog de intercâmbio e colaboração entre Escolas)
URL:
http://www.eb23-aguiar-beira.rcts.pt/


Blog da Escola Sec. c/ 3º CEB de Gouveia (Blog de Escola)
URL: http://emrcesgouveia.blogspot.com/

4. Conclusão


A aplicação de blogs em contexto educativo pode resultar numa excelente prática de aprendizagem com recurso à Web, podendo conjugar várias ferramentas e beneficiar de múltiplos recursos tecnológicos free-ware, de fácil utilização, adaptáveis a diferentes contextos disciplinares e com abrangência sobre distintos níveis de ensino.


O recurso aos blogs com a finalidade de divulgação e comunicação de conteúdos ou como apoio ao desenvolvimento de trabalhos escolares de forma colaborativa, conduz alunos, professores e educadores ao aperfeiçoamento de competências de informação necessárias ao investimento na promoção de uma educação e formação para todos os cidadãos e ao longo da vida.

4 comments:

caracinhas51 said...

Boa Amiga Maria José

Excelente o teu trabalho.
Os meus parabéns, pela forma como organizaste tão rápidamente as nossas sugestões, resultando este belo trabalho, do qual todo o grupo sai valorizado.
Bem hajas
Um abraço muito especial
Ana Melo

Blog Educativo said...

Cara Ana Melo,

Foi um prazer compilar todos os contributos e preparar esta ferramenta. Achei que seria interessante falarmos de Blogs na educação, aplicando directamente um exemplo em contexto de aprendizagem.
Espero que permita valorizar o trabalho de grupo.

Para mim foi já bastante enriquecedor "colocar a mão na massa" :)

Um abraço e até breve,
Maria José Amândio

Helena Vilas Boas said...

O blogue tem como objectivo desenvolver competências de forma transversal e incentivar os EE/Pais a participar nas aprendizagens dos seus educandos.
A divulgação dos seus trabalhos, a participação em trabalhos colaborativos fomenta nos alunos novas aquisições na área do saber fazer. Obrigada

Educando para a Cidadania said...

Gostei do blog. Parabéns!
Veja postagem sobre indisciplina escolar no blog Educando para Cidadania - Luciene Pinto
Um abraço e Boa Sorte!