1. Enquadramento Geral
Num primeiro momento, e como forma de enquadramento geral às possíveis modalidades de exploração de Blogs em ambiente educativo, apresentam-se alguns conselhos e linhas orientadoras úteis à realização de uma página web:
- Fácil navegação para todo o tipo de utilizadores;
- Não há fórmulas ou receitas (deve ser explorada a criatividade do grupo dinamizador);
- Deve incluir: informação genérica sobre a BE/CRE; catálogos on-line; indicação de recursos não apenas tradicionais mas também on-line (Ver estudo americano, de 2001, em que 94% dos jovens, entre os 12-17 anos, dizem usar a internet para fins educativos e 78" acredita que os ajuda) contemplando inclusive informação prática como fazer uma indicação bibliográfica completa, por exemplo; e ligação aos currículos (em colaboração com os professores, ex: planos de aulas ou selecção de sites por áreas temáticas…) e à temática da leitura/literacia (porque ler e a questão da literacia sempre serão a missão da Biblioteca e a fim de se encorajar a leitura voluntária, ex: divulgando os novos livros ou promovendo o topo dos mais lidos…) (Baumbach, Brewer, Renfroe, 2004)
No que respeita à utilização de blogs enquanto recurso e estratégia pedagógica, persistem as seguintes reflexões:
- a blogosfera educacional está acrescer e para lá todos caminharemos;
- há diferenças entre um blog pessoal e um de autoria institucional, sobretudo ao nível da finalidade já que estes últimos se devem assumir como espaços para divulgação do que se faz na BE/CRE. (Gomes, 2005)
Neste âmbito, destacam-se como principais utilizações educativas de um blog, as seguintes:
- arquivo de links úteis para diferentes temáticas;
- criação de um espaço reservado à contribuição do visitante virtual (ex: votação no Top dos livros mais lidos ou comentário sobre o livro mais lido…)
- criação de um espaço destinado às actividades realizadas na BE/CRE que deverá funcionar como o registo dos eventos que vão ocorrendo e dos quais muitas vezes não há divulgação ou feedback do público
- disponibilização de espaços como "criar uma indicação bibliográfica completa" ou "como elaborar um relatório" ou "como fazer uma apresentação oral"
- criação de um espaço para publicação de trabalhos de alunos e professores;
- divulgação do relatório de avaliação da BE/CRE (c/ inquérito aos utilizadores etc).
O sítio da Prof. Teresa resulta numa boa experiência de agregação das várias utilizações educativas enumeradas.
De acordo com José Carlos Abrantes, provedor dos leitores no Diário de Notícias, reflectindo sobre a utilização de blogues e wikis na escola, conclui que estes permitem:
- trabalho individual mas também colectivo;
- a escrita, que terá que ser feita com correcção e rigor;
- todas as formas de expressão do pensamento, tais como a fotografia, o vídeo, o som;
- ler textos, blogues, livros, bem como executar tarefas muito diversas;
- navegar na net, o que é um pré-requisito da feitura dos blogues, mas também um instrumento para o seu maior domínio;
- aceitar todos os temas, todos os métodos, todos os interesses;
- inserir na vida quotidiana a inovação permanente. Aliás, as tecnologias da net, em geral têm este sentido inovador. Ou seja, são um bom terreno de evolução;
- fazer o mais simples e complexo trabalho que as tecnologias já algumas vez permitiram. A formatação prévia e a edição imediata tornam esta tecnologia de fácil compreensão e domínio pelos professores, ao contrário de outras, que noutras épocas, foram surgindo.
Não há dúvida de que os blogues estão a ser realmente apropriados tanto por alunos como por professores como uma nova ferramenta educacional.
1 comment:
Olá! Venho lhe convidar para conhecer o grupo “Educadores na Web” que acabei de criar, um espaço para divulgação de conteúdos específicos da educação e um ponto de encontro para os educadores ativos na internet espalhados pelo Brasil. Conto com sua participação! Grande abraço! https://www.facebook.com/groups/586260428133634/
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