Sunday, June 3, 2007

Relato de experiências e de boas práticas - Uso Educativo dos blogs - III

O Blog constitui, actualmente, um conceito que já faz parte do vocabulário da grande maioria dos estudantes e professores. Entende-se por Blog como sendo “uma página na web que se pressupõe ser actualizada com grande frequência através da colocação de mensagens (…)” (Gomes, 2005).

Esta é já uma das ferramentas muito utilizadas em contexto escolar, quer seja como “recurso pedagógico” ou como “estratégia pedagógica” e, em ambas as situações, não deixa de constituir um novo e importante recurso que pode “suportar diversas estratégias de ensino e aprendizagem”.

Um exemplo deste importante e exponencial recurso, e como referido também por Ana Melo, foi o concurso promovido no âmbito do PNL, o Challenge. Em muitas escolas, durante o decorrer do concurso, o Blog em construção, era uma das actividades referenciadas pela escola como a que mais estava a envolver os alunos e professores.

Contribuía para esta situação, não só o facto de se tratar de um concurso, mas também a questão de que os alunos reagem mais positivamente às actividades que implicam a utilização de recursos informáticos e o mundo da Internet.

Se os nossos jovens têm prazer em participar em actividades usando esta ferramenta, por que não aproveitá-la direccionando-a para a promoção de competências importantes e essenciais para a sua formação?

Penso que a utilização desta ferramenta ao serviço do processo ensino aprendizagem pode constituir uma preciosa ajuda para promover a leitura e escrita.

Um exemplo muito interessante aplicado a uma escola secundária corresponde à utilização de um Blog para a actividade de “O que já li e gostei”. Com esta actividade, os professores envolvidos estavam surpreendidos com o número crescente de participantes e qualidade das reflexões que os alunos faziam sobre leituras realizadas. E o mais surpreendente era que os alunos estavam a ler mais, porque queriam participar no Blog e a escrever com mais cuidado, porque sabiam que as suas opiniões eram lidas por um colectivo.

As escolas e os professores devem olhar com interesse estas ferramentas do mundo digital, pois constituem um excelente veículo para o desenvolvimento de competências nos alunos, muito para além das relacionadas com as de destreza e domínio informático, nomeadamente de leitura e escrita, pois não deixa de ser algo onde os alunos, entre outras coisas, têm que ler e escrever.

No comments: