Sunday, June 3, 2007

Relato de experiências e de boas práticas - Uso Educativo dos blogs - II

Dando sequência à contextualização de boas práticas e/ou sugestão de utilizações educativas de um blog, partilha-se uma experiência subordinada ao reforço da pedagogia da escrita, como estratégia global, ao nível do Agrupamento de Escolas, realizada por Fernando Gonçalves em LerEscrever .

Para eventual compreensão de todos os contornos da estratégia, recomenda-se a leitur do cabeçalho e rodapé da página, estabelecendo as diferentes ligações disponíveis.

Optou-se por este tipo de página, porque permite, de uma forma muito fácil, “esconder”, por detrás das actividades, os respectivos regulamentos e/ou orientações. Para colmatar a lacuna da falta de interactividade (que o blog permitiria), no final das notas de rodapé disponibiliza-se endereço de e-mail do autor.

2. Blogs Educativos: Conceitos e Funcionalidades


A criação e dinamização de um blog com intuitos educacionais pode, e deve, ser um pretexto para o desenvolvimento de múltiplas competências. O desenvolvimento de competências associadas à pesquisa e selecção de informação, à produção de texto escrito, ao domínio de diversos serviços e ferramentas da web são algumas das mais valias associadas a muitos projectos de criação de blogs em contextos escolares. (Gomes, 2005)

Efectivamente, na escola onde lecciono, alguns professores têm recorrido aos bogs (ou similares) como estratégia pedagógica. Essencialmente, assumem-se como portfólios digitais e como espaços de intercâmbio e colaboração. Para além da página apresentada, são relevantes o blog de EVT e outros que estão a ser desenvolvidos, no âmbito da disciplina de Matemática e de alguns projectos interdisciplinares e interturmas.

Da experiência resulta a conclusão de que os instrumentos referidos têm sido muito bem aceites, tendo despoletado outro tipo de atitudes e vontades, quer nos alunos quer nos professores. Preve-se que no próximo ano haverá mais e muito mais interacção entre eles. O final do ano lectivo será tempo de balanço, aprofundamento de projectos em execução e lançamento de outros inovadores.

No comments: